Atenção!

Se você ainda tem o Jellyfish no endereço jellyfishindesert.blogspot.com atualize para rafajellyfish.blogspot.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fronteiras do universo.



Bom. Hoje terminei finalmente de ler a trilogia Fronteiras do Universo. Geralmente eu leio rápido, mas parei no 3º livro, na metade, e passei meses sem ler. Hoje tirei a tarde para terminá-lo.

Confesso que tinha um pouco de preconceito quanto a ele. u_u
Assim como sou superpreconceituoso quanto a Crepúsculo, afinal nunca assisti o filme, nem nunca li os livros, mas estou com o 1º aqui comigo pra ler e ver o que tem de tããããão especial nesse livro que tá maior blábláblá sobre essa série, tive superpreconceito quanto ao Fronteiras O.o
Voltando ao Fronteiras do Universo que é o assunto...

Decidi ler o livro porque uma amiga tinha todos os três. Já tinha assistido o filme, mas como sempre, filmes adaptados de livros raramente trasmitem a mesma emoção de ler. Então decidi ler. Apaixonei-me pelo primeiro livro, quase tive um ataque quando eu terminei e não tava com o segundo pra continuar. Achei muito envolvente o enredo, bem interessante. Quando parei no 3º, não foi porque a leitura tava sacal, ou tinha perdido a vontade, foi simplesmente por falta de tempo. Afinal, eu como um futuro biólogo fiquei superinteressado na criatividade do Philip Pullman. Ele criou seres no 3º livro chamados mulefas que do ponto de vista biológico são o bixo (bixogrilagem me atacando).

Amei a personagem principal por não ser nenhum retardado, bonzinho, inocente, que vai pro céu. Mas... Lyra, uma garota que é mentirosa, pretenciosa e mal educada e blablablá. Não é um dos melhores modelos. E é interessante a maneira como ela se molda com o enredo. Fascinante. *_*

Fiz uma pesquisa na internet há um tempo pra saber quando seriam lançados os próximos filmes, apesar de serem ruins é legal ter uma visão do que você leu, se bem que é muito massa imaginar. Fiquei sabendo que não vão lançar os próximos filmes devido ao fracasso de bilheteria.
Aí que entra a polêmica. Vários grupos cristãos, digamos, boicotaram o primeiro filme A Bússola de Ouro(The Golden Compass) alegando que o conteúdo tinha coisas anti-cristãs e desvirtuamento da religião.

Em parte, sim, o livro é mesmo meio desvituador de religião, por se tratar da guerra contra uma "Entidade". Mas não acho que por não ser "cristão", queira dizer que seja do demônio. Acho mesmo é interessante a maneira como aborda. O livro não diz, "DEUS NÃO EXISTE E ACREDITE NISSO", passa longe disso. O que o livro retrata é principalmente aquela velha disputa "ReligiãoxCiência". Pois demonstra certas religiões(ficticias ou não) que impedem o conhecimento, o chamado "iluminismo", critica essa posição "contra o conhecimento". Que o conhecimento é ruim, é "dû kpta", retratado pelo "Pó"(Dust) no livro.

Daqui a um tempo eu vou me tornar um verdadeiro cientista. Não só um cientista porque tô me formando ainda, mas espero ter toda a ética e poder descobrir coisas que ajudem a humanidade em alguma parte da vida. E concordo com o ponto de vista do livro. Afinal, durante quanto tempo a ciência foi atrasada por causa da perseguição realizada pela religião? Quanto atraso temos por simplesmente haver a condenação de alguns grupos religiosos? Poxa, é simplesmente porque morrem de medo de perder todo o controle que contem sobre os fiéis. Porque acham que a alienação é a única maneira de ter todo aquele povo nas igrejas. Por isso condenam tanto o conhecimento. Mas fala sério, conheço cientistas de verdade que são super católicos ou evangélicos ou a crença que acreditam. Porque simplesmente a religião não pode aceitar existir pacificamente com a ciência e vice-versa. A perseguição era extrema antigamente, pessoas eram condenadas a fogueira ou a guilhotina simplesmente por terem sede de conhecimento, por descobrirem coisas que talvez ajudariam a humanidade ou talvez não, mas se a "vida" é o lema, cadê o respeito?

Não sou religioso, nem sou ateu. Simplesmente não consigo me encaixar em nada. Não tenho fé suficiente pra entrar em uma doutrina, nem fé suficiente pra virar ateu. Sim, porque pra você ser ateu também necessita de muita fé. Eu não me encaixo em nada, ou até hoje ainda não consegui me encaixar. Algumas pessoas podem dizer que sou agnóstico, mas também não me encaixo nisso. Apenas simplesmente não sei onde que é meu lugar, espero um dia encontrar, se não encontrar, tudo bem. Mas respeito todas as doutrinas, bem nem todas, ao menos as que merecem ter respeito, porque igrejas como IURD não merecem o respeito de ninguém, porque aquilo é simplesmente uma igreja caça-níqueis. No youtube tem um video publicado pelo fantástico, na decada de 90 se eu não me engano, que mostra o "dono" da "Igreja Universal do Reino de Deus", Edir Macedo, dando uma "palestra" sobre como ganhar dinheiro em cima da fé dos outros. Clique aqui para ver.


Acho que não consegui expor tudo o que eu queria hoje. Até porque eu esqueci metade do que eu realmente queria falar, e ironicamente, ontem eu achei uma tirinha e que sei lá não tem muito a ver, mas é realmente chato. Domingo, 8h da madrugada, você cansado da semana, doido pra dormir até mais tarde, bate o povo na sua porta pregando a palavra e convidado-o a ir pra igreja deles porque a igreja certa é a deles. Dá uma vontade de mandar pra puta que pariu. ¬¬'
Acho um desrespeito deles, isso sim. Acordar alguém de madrugada pra força-la a querer acreditar numa coisa que a pessoa não quer. Vivemos numa democracia e num estado TEORICAMENTE laico, então todas as pessoas tem direito de acreditarem no que quiserem. Se quiserem acreditar em Deus, acreditem, se for pra acreditar no capeta, problema de quem acredita, temos direito de acreditar que uma casca de banana é um Deus, aí só depende da criatividade das pessoas. Acho que quem quer entrar numa tal congregação vai sozinho, num precisa ter MALAS enxendo o saco na porta de sua casa forçando-o e atrapalhando sua vida diária. Esse povo precisa é de uma trouxa de roupa suja pra lavar. FALEI. .____.

Referências Bibliográficas
PULLMAN, Philip. Fronteiras do Universo: A Bússola de Ouro v.1 Rio de Janeiro, RJ, Ed. Objetiva, 2007. 365p.
PULLMAN, Philip. Fronteiras do Universo: A Faca Sutil v.2 Rio de Janeiro, RJ, Ed. Objetiva, 2007. 300p.
PULLMAN, Philip. Fronteiras do Universo: A Luneta Âmbar v.3 Rio de Janeiro, RJ, Ed. Objetiva, 2007. 526p.
Imagem adquirida nos orkut's da vida.

Título em inglês
Fronteiras do Universo: A Bússola de Ouro - His Dark Materials: Northern Lights
Fronteiras do Universo: A Faca Sutil - His Dark Materials: The Subtle Knife
Fronteiras do Universo: A Luneta Âmbar - His Dark Materials: The Amber Spyglass

5 reclamações:

Larissa. disse...

Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, Fronteiras do universo. Assim, já, pq já ouvi falar da bússola de ouro, mas não sabia que o nome era esse. O filme é uma droga (A bússola). Perdi dinheiro no cinema ¬¬ rsrsrsrsrs

Sobre religião, sou uma pessoa extremamente racional, gosto de ler os idealistas da história, não pretendo pertencer a igrejas (mas não sei, o futuro ngm sabe). Só que já tive provas bastante de que Deus existe. Quando eu menos espero tá lá Deus com uma plaquinha: eii isso é coincidência? É não sua idiota, eu estou aqui! *e me dá um tapa*

Então, antes de qualquer ideologia ou racionalidade, eu acredito em DEus. Em Jesus também, pq nesse eu quero acreditar.

Não gosto de igrejas. Mas respeito. O problema é que quase nunca é recíproco.


Crepúsculo... não aguento mais ouvir falar, mas o filme é uma porcaria tbm. Dizem que o lovro é melhor.
;*

Larissa. disse...

P.S Foi quase um post meu coment.

kkkkkkkkkkk

;*

Emy disse...

Tow louca pra ler essa trilogia tenho um colega que torra minha paciência varias vezes pra ler... depois que eu disse que o filme não presta...um dia eu leio ...mas enfim o que eu gostei no post foram as reflexões sobre fé,acredito que todo mundo que tenha pelo menos mtade do cérebro já teve dúvidas sobre isso...Eu acredito em Deus, tenho fé, faço promessa, me digo católica, mas detesto missa o que akba que eu soh tão confusa qnto a isso qnto vc...E ABAIXO ÀS IGREJAS QUE TE ACORDAM EM PLENO O DOMINGO PRA ACEITAR JESUS...pode dxr que agenta aceita dormindo na paz do senhor!!!
ÓTIMO POST..
bjbjbj

Atreyu disse...

Tenho os três livros!!! A luneta do âmbar é o melhor!!!
Ganhei os três da minha avó ela disse que os livros eram bons e me deu antes da estréia do filme, bem antes mesmo. Pra quem já leu o livro eu não achei o Bússola de Ouro [filme] lá essas coisas. Na minha cabeça tudo era melhor...

Babih Xavier disse...

só leio livros educativos sabes... tipow, Peter Pan =P

Estatísticas Blergh!